Quais são os principais custos relacionados com uma obra?

Projetos de Arquitetura e Especialidades;
Cordenação dos Projetos e de Segurança em Obra;
Assistência Técnica à Obra e Fiscalização;
Taxas Municipais e de outras entidades;
Construção.


Existem valores de referência para obras?

Os valores médios para a construção civil são publicados no final de cada ano com efeitos para o ano seguinte pela Federação Portuguesa da Indústria da Construção e Obras Públicas (FEPICOP).


Qual é o custo aproximado de um projeto?

Aproximadamente 5% do valor da obra.


O que é um Projeto de Execução?

Projeto de execução é o desenvolvimento do Projeto aprovado pelo Dono de Obra e pela respetiva entidade Camarária, e destina-se a facultar todos os elementos necessários à definição rigorosa dos trabalhos a executar em obra. É constituído por um conjunto de informações escritas e desenhadas de fácil e inequívoca leitura por parte das entidades intervenientes na obra, como por exemplo, o Caderno de Encargos onde são especificadas as condições técnicas gerais e especiais de construção que vinculam o Empreiteiro às demais condições da obra.

É também nesta fase que se elaboram as medições de modo a realizar o Mapa de Trabalhos e Quantidades que servirá de base para solicitar a empresas de construção orçamentos rigorosos para a obra. 

Este procedimento permite a correta comparação entre as propostas das empresas de construção para a obra.


O que é a Assistência Técnica à Obra?

A assistência técnica à obra é realizada pelos projetistas e tem como principal objetivo a prestação de esclarecimentos complementares ao cordenador da obra.


O que é a Fiscalização de Obra?

A fiscalização de obra visa assegurar a execução da obra em total conformidade com os projetos, bem como o cumprimento das normas legais e regulamentares aplicáveis.


Conjunto de perguntas e respostas apresentadas pela Ordem dos Arquitetos