Contextualização

A Matéria Modular, sediada no Porto desde a sua fundação em 1999, é uma empresa de prestação de serviços multidisciplinares diretamente relacionados com a Arquitetura, que é a sua atividade principal.

A multidisciplinaridade existente é um ponto forte da nossa empresa, que foi o resultado de um objetivo traçado inicialmente, para que o acompanhamento próximo do cliente seja uma realidade.

As soluções globais obtidas através do intercâmbio de conhecimento, consegue aglutinar e conciliar os princípios geradores de cada área em documentos unificados, ou seja, com a garantia de compatibilidade entre a informação fornecida nos diversos documentos que compõem os vários projetos.

A atualidade é marcada por um nível exigencial cada vez mais elevado, sendo que esta característica atravessa todos os setores de atividade. No setor da Construção Civil e de Obras Públicas esta tendência é particularmente visível, sendo que a Matéria Modular interpreta esta aparente ameaça como uma oportunidade de crescimento e expansão.

Através da constante pesquisa e procura de otimizar o processo construtivo, motivando as sucessivas formações, nos mais variados campos, dos nossos técnicos, tanto os que pertencem aos quadros da empresa, como os que colaboram com regularidade com a Matéria Modular, conseguimos adquirir uma cultura de permanente inovação e uma sensibilidade multidisciplinar no ato projetual.

Destacamos a constante introdução de métodos de construção mais simplificados do ponto de vista da mão

de obra durante o processo construtivo e que satisfaçam as exigências de desempenho associadas a cada órgão do edifício. As novas metodologias ao nível projetual têm gerado projetos mais competitivos e eficazes na medida em que reduzem, simultaneamente, os custos de construção (através da utilização de métodos simplificados) e da manutenção (através da satisfação das exigências de desempenho).

A experiência em investigação na empresa refletiu-se também no lançamento de serviços baseados no conhecimento técnico das novas tecnologias de construção associadas à verificação da satisfação das respectivas exigências de desempenho.

Nestes anos de trabalho dedicado, a Matéria Modular conseguiu felizmente atingir uma posição que lhe permite olhar para o futuro com optimismo. O reconhecimento nacional e internacional do trabalho de qualidade executado pela empresa é só por si revelador que o trabalho sério e auto exigente é sempre compensado e valorizado.

A satisfação dos promotores atuais, o reconhecimento das entidades intervenientes na construção dos projetos da Matéria Modular, tais como, gestores de obra, fiscalização, direção técnica, empreiteiros gerais e subempreiteiros, e o reconhecimento nas publicações nacionais e internacionais são os principais reflexos positivos do trabalho realizado pela empresa.

Neste breve resumo sobre a empresa, não podemos deixar de destacar com especial orgulho a iniciativa “Arquitetura Solidária”, que assume um papel preponderante na estratégia de Responsabilidade Social da Empresa (RSE).


Estratégia

Pretendemos continuar a destacar a missão da empresa em contribuir positivamente para o desenvolvimento do setor onde estamos inseridos, cumprindo assim uma das nossas principais funções sociais enquanto Arquitetos.

A Matéria Modular pretende assumir uma posição de relevo na área das novas tecnologias da construção e internacionalizar a prestação de serviços multidisciplinares já afirmada em Portugal.

Nesse sentido, definiu como prioritário afirmar no Brasil o seu percurso estruturado na qualidade e sustentabilidade na construção dos seus projetos.

Para atingir os seus objectivos estratégicos, a empresa encontra-se a desenvolver projetos de investigação tecnológica na área da envolvente exterior dos edifícios e mantém um relacionamento próximo com a indústria do setor capaz de introduzir competências tecnológicas nos seus projectos.

Nesse sentido, a Matéria Modular é também associada da Plataforma Centro Habitat, entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável, com o intuito de estar integrada e participar no cluster que garante também a sua ligação aos pólos de competitividade e tecnologia do setor.

O desenvolvimento desta dinâmica concertada, com vista ao envolvimento das empresas produtoras que procuram inovação e modernização para o reforço da sua competitividade, é complementada pelo envolvimento de proximidade com entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), através da participação em projetos comuns, de modo a obter resultados inovadores face ao estado da arte.


Posicionamento no mercado

A Matéria Modular é uma empresa que executa Projetos para a Construção Civil. A sua atividade principal é a Arquitetura.

O mercado da empresa é diversificado, incluindo particulares, empresas e encomenda pública, sendo que o ponto comum das entidades que adjudicam Projetos à empresa é o seguinte:
- Exigência de qualidade, rigor e inovação nos Projetos.

A Matéria Modular conseguiu obter no mercado a atual imagem da marca através de um princípio gerador de qualidade: “As obras concluídas são o espelho da qualidade dos projetos”.

Para atingir o seu objetivo, a empresa perseguiu a seguinte estratégia desde a sua fundação:
1. Executar projetos completos e acompanhar as

respectivas obras;
2. Distinguir o mercado que valoriza e procura qualidade, rigor e inovação na Construção Civil.

Os projetos realizados ou coordenados pela empresa possuem processos construtivos de alto conteúdo tecnológico, valorizados pelo atual mercado, tornando-se indispensável a correta compreensão dos mesmos durante a obra.

A Matéria Modular denomina como “Projeto Integrado” os projetos completos que executa, sendo de salientar que o Projeto de Execução inclui todas as especialidades com a garantia de compatibilidade entre os respetivos projetos.
O “Projeto Integrado” garante à empresa o seu posicionamento em grupo restrito de empresas nacionais que realizam projetos com estas características.


I&DT

A empresa pretende afirmar o seu contributo para o avanço do estado da arte na execução da envolvente exterior vertical dos edifícios (fachada) e evidenciar nas obras, executadas com suporte nos seus projetos, a influência significativa que essa envolvente, enquanto principal superfície dos edifícios na sua relação com o ambiente exterior, pode ter na sustentabilidade e conforto global da construção.


Equipa

Os técnicos da Matéria Modular e das empresas e entidades que colaboram com regularidade na equipa, possuem uma cultura de permanente inovação e uma sensibilidade multidisciplinar no ato projetual.